Vigilância faz panfletagem para orientar população sobre a dengue

31/01/2020

As ações de combate ao Mosquito Aedes Aegypti não param em chopinzinho. Na tarde desta quinta-feira (30), a Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária realizaram panfletagem na área central do município, com a proposta de levar  informações que auxiliam no combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.

“Fizemos uma panfletagem na Avenida XV de Novembro, orientamos a população, estamos fazendo um trabalho de conscientização para que as pessoas entendam a responsabilidade que cada um de nos tem em mantermos o lote limpo, a casa organizada”, diz o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

O trabalho contou com a parceria de integrantes da ACEL e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo, “foi uma ação muito positiva, conseguimos abordar várias pessoas. O estado do Paraná passa por uma epidemia de dengue, nessa época do ano temos muita chuva e temperaturas altas que estão contribuindo para a proliferação do mosquito”.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. “Hoje temos sala de espera em todas as unidades de saúde, os profissionais estão capacitados para realizar o atendimento correto, o protocolo a ser seguindo com qualquer caso suspeito de dengue”, afirma Sandra.

Se você souber de algum local que possa ser criadouro do mosquito denuncie à Secretaria de Saúde pelo telefone 3242–1511, ou no Departamento de Vigilância em Saúde – 3242-1533. Outra forma de fazer a denuncia é pela plataforma digital 1DOC, onde o cidadão acessa pelo site da prefeitura.