População deve redobrar atenção no combate ao mosquito transmissor da dengue

28/01/2020

Para combater o mosquito Aedes Aegypti é importante a colaboração de toda a população, pois são pequenas ações que fazem toda diferença na hora de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em Chopinzinho, a Secretaria de Saúde reforçou na semana passada as ações, com orientação e visita a residências e comércios. Mas devido às chuvas constantes e temperaturas altas, o estado do Paraná passa por uma epidemia da doença, nos municípios a situação é alarmante, em Chopinzinho na manhã desta terça-feira (28), foi confirmado o primeiro caso.

Uma criança de 10 anos contraiu a doença, que foi confirmada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN). O caso é autóctone, contraído no próprio município. “A criança está bem, a família recebendo atendimento. Mais esse caso deve servir de alerta para comunidade, todos devemos olhar os lotes, verificar se não tem água parada. Pedimos atenção principalmente em terrenos com obras, são locais que identificamos muitos focos de larvas. Se todo mundo ajudar vamos combater o mosquito”, comenta a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon.

A transmissão ocorre pela picada da fêmea do Aedes aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. O inseto é escuro, com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde deposita os ovos. O verão, com as altas temperaturas e o aumento das chuvas, é propício para a proliferação do mosquito.

Para a enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lídia Posso, “muitas vezes as pessoas não dão importância, pensando que a dengue não é caso grave. Mas é uma doença muito perigosa, ela pode se agravar e se tornar dengue hemorrágica, levando o paciente a óbito, principalmente crianças e idosos”.

Nos bairros e área central, os agente de combate deendemias estão visitando todos os domicílios, orientando e verificando se no local existe foco do mosquito. Na quinta-feira (31), uma panfletagem será realizada na Avenida XV de Novembro e no retorno das aulas, ações serão desenvolvidas nas escolas.

Quais são os sintomas da dengue?

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Denúncia de Focos

Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie à Secretaria de Saúde. Combater a dengue é dever de todos!

Secretaria de Saúde – (46) 3242 - 1511

Departamento de Vigilância em Saúde – (46) 3242- 1533