No combate ao mosquito da dengue, criadouros são ponto chave

05/12/2019

A atenção com a dengue continua! Intensificando ainda mais as ações no combate ao mosquito, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou uma iniciativa de limpeza geral no Bairro Parque do Lago e Loteamento Cenci.

O local foi escolhido pela presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti em garrafas de bebidas e garrafas pet deixadas no espaço, que se tornam criadouros em potencial. A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, sendo essa a razão para ele ser tão frequente em épocas de chuva. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento de larvas do mosquito. Pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto podem se tornar criadouros do mosquito.

Foram coletadas uma média de 1000 unidades de garrafas de garrafas, que depois foram encaminhadas ao Aterro Municipal, para destino correto. A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo, coloca que “é necessário que a população que utiliza estes locais levem as garrafas e embalagens utilizadas e desprezem em local correto, pois uma ação impensada assim coloca todo um município em risco”.

A dengue é uma doença viral transmitida principalmente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tonturas e cansaço.