Parceria entre Administração Municipal e IFPR forma 17 alunos em cursos técnicos

29/11/2019

A educação a distância e semipresencial veio para facilitar o acesso ao ensino a pessoas que, por alguma razão, não podem frequentar o presencial. Pensando em ofertar ainda mais oportunidades à população a Administração Municipal buscou parceria com o IFPR, e em 2017 começou a oferta de dois cursos técnicos, que teve a formatura de 17 alunos nesta última quarta-feira (27).

Foram dois anos de curso semipresencial, de Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico em Logística. Os alunos tiveram encontros duas vezes na semana – um para encaminhamento do material e outro para postagem de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizado, além dos estudos que deviam ser feitos em suas próprias casas. Ao final de cada módulo faziam uma prova presencial.

O formando em Segurança do Trabalho, Marcos Cerbatto, revela que o processo foi tranquilo, podendo estudar em qualquer horário e lugar. “Sempre foi um curso que eu tinha vontade de fazer e nunca tive a oportunidade, por ser fora do Município. Foi muito bom ter aqui na cidade. A distância foi bom e vai contribuir bastante na minha vida de agora em diante”, diz.

A formatura foi resultado tanto da iniciativa da Administração, quanto do esforço dos alunos. Em 2017 foram abertas as inscrições para 5 cursos, e apenas 2 tiveram o número de alunos suficiente. A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Roseli Lorenzi, afirma que se houverem interessados, haverá adesão para trazerem mais cursos. Também, a Chefe de Emprego e Renda, Francinelli Dalmolin, conta que os concluintes já estão com os currículos cadastrados na Agência do Trabalhador para as vagas que abrirem na área.

A tutora de ambos os cursos foi Edimara Ramos da Silva e ela foi uma das presentes na formatura. “[o semipresencial] Facilita muito, porque decorrer da vida das pessoas é muito corrida, e, assim, a metodologia a distância e semipresencial é muito boa para as pessoas terem o ensino superior e técnico”, diz.