Você está em >

Notícias

Projeto da Escola Santiago Dantas leva Educação Financeira à Primeira Infância

28/11/2019

            Trabalho, poupança e, depois, a realização de um sonho. Etapas essenciais na vida financeira adulta, mas que devem ser aprendidas desde criança. Com esta importância em mente e visando a educação financeira na primeira infância, a Escola Municipal Coronel Santiago Dantas, em parceria com a empresa Union Contadores, realizou o projeto “Unindo Valores”, que teve seu encerramento na noite de ontem (27).

            O projeto trabalhou com uma das turmas o conceito de usar o dinheiro com consciência e poupar. Para isso, foi criada uma moeda própria fictícia, e cada aluno foi instigado a determinar um sonho que fosse possível comprar. Depois, foram realizadas várias atividades em sala de aula, e que, quem as desenvolvesse, tinha como pagamento este dinheiro. No encerramento cada criança pode “comprar” o seu sonho.

            O José Vaz de Campos “comprou” uma gaita. “Meu sonho era uma gaitinha. Nós ganhamos dinheiro da profe e da Union. Fizemos trabalhos com peixe lá no ginásio... fiz todas as atividades. Gostei muito do presente!”, diz. Já a Aline da Silva Posso “comprou” uma boneca. Ela contou que conseguiu o dinheiro guardando o dinheiro recebido ao fazer todas as atividades. Revelando que aprendeu os conceitos, diz que vai continuar economizando.

            A representante da empresa Union, a primeira-dama Fabíola Scolaro, conta que “a vontade de trazer a educação financeira na 1ª infância veio atrelada tanto à importância do tema, quanto pelos estudos de que participei na Universidade da Criança [que Chopinzinho é Município piloto], que ressaltam o carinho especial que se deve ter nos primeiros 1000 dias da vida da criança”. A expectativa é de expandir para mais escolas. Ela agradece também a parceria de pessoas e empresas que se sensibilizaram e “adotaram” vários sonhos. No encerramento toda a equipe da Union esteve presente, fantasiados de personagens de Monteiro Lobato e deixando a noite mágica.

            “O tema finanças a ser trabalho com as crianças é algo fundamental. É com muita alegria que a gente vê os alunos alcançando e realizando seus sonhos, e com certeza o projeto vai ficar marcado na vida destas crianças, fazendo diferença quando tiverem que lidar com finanças”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. O tema de educação financeira é trabalhado em todas as escolas municipais desde 2017, antecipando uma lei federal que torna obrigatório o tema a partir do próximo ano.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho