Programa de Educação Financeira realiza formatura de 60 alunos

06/11/2019

Trabalhando cooperativismo, cidadania e educação financeira, o Programa “Um Olhar para o Futuro” é desenvolvido há 6 anos em Chopinzinho. Fruto de parceria entre a Cresol e Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o público-alvo são alunos dos quintos anos das escolas rurais do Município. Ontem (05) aconteceu a formatura das 60 crianças participantes, no Centro Comunitário São Francisco de Assis.

O material e instrutores são da própria Cresol. Eles foram até às escolas 1 vez ao mês, durante uma manhã, por 7 meses. Este foi o primeiro ano que os 5 núcleos de educação da zona rural participaram. “Conseguimos inserir o projeto em todas as escolas do campo do município. É importante destacar que estes temas são extremamente importantes, principalmente para manterem jovens e crianças no campo e cuidar da sucessão familiar”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

O programa trabalha com as crianças sobre o envolvimento necessário com a sociedade. Hoje já é reconhecido pelo Ministério da Educação. “O Projeto ajuda muito na educação das nossas crianças, desde a infância até a juventude. Vai refletir nas propriedades rurais e em prepará-los para o futuro”, reitera a Secretária de Educação, Roseli Lorenzi. Vale lembrar que a partir do próximo ano a educação financeira passa a ser disciplina obrigatória, pela Base Nacional Curricular, e que o “Olhar para o Futuro” é o Município a frente da implantação desta lei.

O grande objetivo é de além de trabalhar o cooperativismo e educação financeira, resgatar os valores humanos e construir cidadãos melhores para o futuro, em última instância, pensando no desenvolvimento local dos Municípios. “Fizemos este momento (formatura) para celebrarmos um momento que é tão importante, do recebimento do certificado. Para nós é uma alegria muito grande de compartilhar este momento e ver no rosto de cada criança o aprendizado com o programa”, ressalta o Presidente da Cresol, Valdecir Parafianiuk.