Chopinzinhense é semifinalista da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

01/11/2019

“Produzimos o nosso alimento, comemos salame, queijo e pão. E todo fim de tarde não pode faltar o chimarrão”. Esse é um trecho da poesia semifinalista da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que acontece nos dias 04, 05 e 06 de novembro, na cidade de São Paulo. O texto foi produzido pelo aluno Gabriel Eugênio Gotardo, do 5ª ano da Escola Rural Municipal Visão do Futuro, da Comunidade de São Luiz, interior de Chopinzinho.

A classificação para a próxima etapa surgiu no meio da semana, pegando de surpresa os pais. “foi uma surpresa e nos deixou muito feliz. A gente não esperava, mas ele é uma criança inteligente. Para nós é gratificante e importante”, destaca o pai, Claudiomiro Gotardo.

O tema proposto pela olimpíada nesta edição foi “O lugar onde vivo”, incentivando alunos e professores a olharem para sua cidade, em especial a comunidade.  “Fui olhando a casa, o local, anotava tudo, o pomar, horta e comecei a fazer as rimas até surgir o poema”, comenta Gabriel, ao descrever o processo de criação da poesia.

Intitulado “A Oitava Maravilha do Mundo”, o aluno mencionou situações do dia a dia, pontos simples que fizeram toda a diferença. “A minha casa é muito bonita, sempre animada e com visita. No pátio mora o gato e o cão, e na casa ao lado mora minha avó do coração”, destaca a poesia.

O jovem acompanhado de sua mãe Claudineia Biava Gotardo e da Psicóloga da prefeitura, Edielke Maisa Pessetti embarcam na madrugada de segunda-feira (04), rumo à cidade de Chapecó, seguindo posteriormente a Guarulhos-SP. “Eu espero que seja muito legal, estou bastante ansioso”, comenta Gabriel.

O chopinzinhense é um dos 65 semifinalistas do Brasil. No Paraná, apenas três crianças classificadas, sendo dos municípios de Chopinzinho, Pitanga e Almirante Tamandaré.

Segundo a professora Bruna Luiza Bolzani Mafessoni, “o trabalho foi realizado durante uma sequência de atividades no decorrer deste ano, dentro do Projeto Laços e União, e isso foi de encontro ao tema da olimpíada. Trabalhamos na proposta da criança conhecer o lugar onde ela vive e valorizar, tendo esse lugar como a oitava maravilha do mundo”.

Os professores bem como os alunos da Escola Visão do Futuro estão se destacando em projetos a nível estadual e nacional. Recentemente a instituição ficou na terceira colocação estadual no concurso Agrinho 2019, categoria Escola Agrinho. “A equipe Visão do Futuro está muito feliz. Só tenho agradecer toda equipe, ao prefeito Álvaro. Um trabalho só se concretiza e tem sucesso quando todo mundo trabalha junto, hoje estamos colhendo os frutos, a exemplo do prêmio Agrinho e agora com a classificação do aluno Gabriel”, afirma a diretora da escola, Enedir Tomazzi Bochio.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Roseli Lorenzi Scolari, “serve de incentivo para as demais escolas estarem participando dos projetos. Agradecemos a atenção do prefeito Álvaro em todos os projetos que desenvolvemos, por isso temos bons resultados na educação, porque tudo acaba sendo realizado com qualidade”.