UNATI forma a primeira turma em Chopinzinho

29/10/2019

Uma noite para voltar ao passado e recordar das aulas no primário, na faculdade. Já para outros foi à oportunidade de continuar os estudos. Marcado por muita emoção e com a casa cheia de amigos e familiares, aconteceu na noite de sexta-feira (25), no Anfiteatro David Rogos Schimitz, a formatura da primeira turma da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI) de Chopinzinho.

Emocionado, o aluno Adelino Domingos Parizzoto lembrou que estudou até a oitava série e depois não teve mais a oportunidade de retornar a escola até aparecer a UNATI.  “Eu queria tanto estudar, mas no passado não tive oportunidade. Hoje é um motivo de muita alegria, eu não imaginava sentar novamente num banco da escola. Esses momentos que passamos juntos com os professores e colegas, jamais vou esquecer”.

O curso teve duração de dois anos e meio, com aulas nas segundas e quintas-feiras. Chopinzinho é uma das poucas cidades do sudoeste que disponibiliza essa formação e se preocupa com a terceira idade. “Esse é um diferencial de Chopinzinho, investir também na melhoria da qualidade de vida dos idosos, na região são poucos os município que tem. Na formatura confirmamos os resultados, todos animados com o projeto”, lembra o prefeito Álvaro Scolaro.

Para a estudante Guiomar Baratto, que foi professora, a formatura na UNATI se tornou a oportunidade de relembrar histórias. “Foi um processo muito lindo, maravilhoso que a gente não esperava por isso. Apesar de ter o terceiro grau, fui professora por vários anos, mas isso foi especial para mim, nasci outra vez”, afirma.

Se para o aluno é gratificante a formação, para os professores se tonou um novo aprendizado. “São alunos que a gente acaba aprendendo com eles. Tem uma experiência de vida, profissional e familiar incrível. Essa turma marcou e vai deixar saudades. Essa administração se preocupou com a terceira idade, dando oportunidade de trazer a UNATI para Chopinzinho”, afirma o Coordenador da UNATI, Wanderley Hartman.

O projeto de extensão é desenvolvido pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) em parceria com a Prefeitura de Chopinzinho. A UNATI contou com a colaboração da Deputada Federal Leandre Dal Ponte para ser implantado no município.

“No momento que estávamos programando e definindo o plano de governo, já prevíamos a implantação da UNATI para atender a terceira idade em Chopinzinho. Hoje estamos fazendo a formatura desse projeto que ajuda os idosos, proporcionando integração, momentos de lazer e descontração, melhorando assim a autoestima”.