Comemoração do Dia do Dentista é realizada com evento para alunos do Município

25/10/2019

Aprender brincando, visando a prevenção em saúde bucal e, de quebra, comemorar o Dia do Dentista (25 de outubro). Esses foram os objetivos do evento promovido hoje (25) pelo setor de Odontologia da Secretaria de Saúde, envolvendo cerca de 700 alunos da rede urbana municipal de ensino.

As atividades foram separadas para o período da manhã e tarde, no Ginásio Deonisto Debona, e eram voltadas à crianças do 1º ao 5º ano. Foram preparadas 4 estações: teatro de fantoches; experiência do dente (para entenderem o professo de perda de minerais e processo carioso); jogos de perguntas e respostas, com tabuleiro; e pintura facial. Também, foram sorteados brindes. Também, previamente cada aluno pintou em sala de aula um dente de gesso, que durante o evento serão colados em um dente gigante, que ficará exposto na Secretaria de Saúde.

“Nossa primeira motivação é que a prevenção deve estar sempre à frente da doença. A prevenção da cárie é feita através da tomada de consciência do cuidado com os dentes”, destaca a Chefe do Setor de Odontologia, dentista Mônica Mayer Zanolla, complementando que, com isso, há um melhor entendimento, aprendizado e participação das crianças. Além da equipe de odontologia do Município, contribuíram voluntariamente para a ocasião 15 alunos da disciplina de Saúde Coletiva, do curso de odontologia da Unisep, de Francisco Beltrão.

“Sabemos que a prevenção é o carro chefe da saúde pública. Dos 30% do orçamento destinados à saúde pela Administração Pública, utilizamos não apenas na parte curativa, mas também na preventiva”, diz a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon. Na parte odontológica, são desenvolvidos regularmente diversos programas com este fim, como o Dente de Leite, Atendimento nas Escolas, Escovação Supervisionada e Clínica do Bebê.

Agradecimento as lojas que doaram os brindes:

Mundo magico
Mercado e loja Cenci