Audiência Pública destaca o equilíbrio financeiro da prefeitura de Chopinzinho

27/09/2019

Apesar da instabilidade que o país passa devido à crise financeira, o município segue com as finanças em dia. Os números que destacam o equilíbrio financeiro da prefeitura foram repassados na tarde desta quinta-feira (26), durante a Audiência Pública referente ao segundo quadrimestre de 2019, na Câmara de Vereadores.

Segundo a Secretária de Finanças, Luciani Cenci, “as receitas estão dentro da previsão. Todos os municípios vêm passando por uma fase difícil, mas Chopinzinho está dentro do programado. Com muita responsabilidade, o município está conseguindo ficar em dia com os fornecedores”.

Os setores de finanças e saúde são obrigados por lei, a cada quadrimestre realizar audiência pública para apresentar as entidades e sociedade em geral, os recursos que o município recebe e onde está sendo aplicado.

“Entre os meses de maio, junho, julho e agosto, conseguimos realizar 260 cirurgias, 227 pequenos procedimentos (pequenas cirurgias), foram mais de 8.176 exames de imagens e 35.725 exames de laboratoriais”, afirma Vilmarize Buffon Fraron, Secretária de Saúde.

Nesse período o setor inaugurou a Unidade Básica de Saúde de Invernadinha, UBS de Santa Maria e UBS de Mato Branco. Nos próximos serão inauguradas a UBS de Gramados, UBS Nossa Senhora Aparecida e a principal reforma que é a UBS Central.

Somente neste quadrimestre, a Administração Municipal investiu 31.45% do orçamento em saúde, colocando Chopinzinho entre os primeiros da região na valorização da saúde pública. Segundo Vilmarize, “se analisar os números de todas as cidades do sudoeste, Chopinzinho é um dos que mais investe em saúde. Isso é um pedido do prefeito Álvaro, e notamos quantos exames, cirurgias, melhoramento da infraestrutura vem sendo realizado nesta gestão”.