Escola Santiago Dantas encerra com apresentação projeto "Atitudes Sustentáveis, Futuro Renovável"

13/09/2019

Ontem (12) foi um dia especial para os 21 alunos da 5ª série B da Escola Municipal Coronel Santiago Dantas. Foi o momento de apresentar os resultados do projeto “Atitudes Sustentáveis, Futuro Renovável”, desenvolvido ao longo de todo o ano, pela professora Valíria Fetzer.

O foco foi a sustentabilidade, em especial relacionada à energia, e surgiu a partir de proposta da empresa Engie. Em sala de aula, os alunos fizeram pesquisas, maquetes, palestras e conversas, além de visitas à Usina Hidrelétrica e Eólica. Tudo isso relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Na tarde de ontem, eles apresentaram os resultados, com grande destaque para o sistema de aquecimento de água por energia solar montado pela turma.

Para montar a placa de aquecimento, os alunos tiveram que separar material reciclável – caixas de leite e embalagens PET. Depois com a ajuda dos pais e engenheiro, montaram a estrutura, para ser utilizada no aquecimento de uma torneira da escola. “Os alunos ficaram muito empolgados, mais ainda porque deu certo o trabalho. No dia da instalação, tivemos que esperar até o outro dia. Quando deu resultado positivo, foi muito emocionante”, conta a professora responsável, Valíria Fetzer. O projeto está em pleno uso, com a água da torneira sendo utilizada para lavagem da louça da escola.

Para a placa, a escola contou com parcerias de empresas e dos Rotarys Clubes. “Era uma dúvida se ia funcionar, mas persistimos na ideia, buscamos parceiras, e obtivemos sucesso, está funcionando e conseguimos atingir o objetivo”, ressalta a diretora da Escola, Danieli Pigosso. Uma das ideias é expandir o projeto e, no próximo ano, instalar uma placa na casa de um aluno carente.