Etapa do projeto "Juntos por um Mundo Melhor" apresenta ODS`s para comunidade

10/09/2019

Igualdade de gênero, erradicação da fome, redução das desigualdades. Objetivos pretensiosos e necessários para um Mundo Bem Melhor. Estes e outros temas fazem parte da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, assunto do projeto “Juntos por um Mundo Melhor”, desenvolvido pelo 5º ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves.

O projeto – que é uma proposta da empresa Engie - vem acontecendo por etapas ao longo do ano, envolvendo os 23 alunos, pais, professores, empresas e comunidade em geral. Para cada objetivo foi realizada uma ação específica, como arrecadação de alimentos, teatro, palestras e jogos. Uma das etapas aconteceu hoje (10), com apresentação do     que já foi desenvolvido até agora para a comunidade.

Para isso, eles escolheram um local de grande movimentação (Supermercado Cenci), no centro da cidade, e trouxeram materiais como maquetes, cartazes, folhetos, brinquedos e até o mascote. Tudo isso para que os próprios alunos contassem a quem passava o que são os 17 ODS. A Diretora da Escola, Silvia Kopik, ressalta que hoje foi o momento de apresentar o resultado alcançado.

“No começo, foi embaraçoso, porque nós não entendíamos para quê servia tudo isso. A gente pensava que nem precisava, mas fomos estudando e vimos que precisa sim”, lembra a aluna Michele Raissa Acorsi, de 10 anos, é uma das participantes. Agora, ela leva o conhecimento e o aplica na sua casa, gastando menos energia elétrica e água e cuidando do meio ambiente, por exemplo. Isto vem ao encontro do relato da professora que trabalha junto com eles o “Juntos por um Mundo Melhor”.  “Vemos que o projeto desenvolveu bastante eles como seres humanos, ficara mais conscientes da necessidade de se envolver nas causas: foi uma transformação de comportamento”, conta Elaine de Oliveira.