Campanha do Setembro Amarelo reforça prevenção ao suicídio com diversas ações

03/09/2019

Com a chegada do novo mês, iniciou-se a Campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial, organizou ações a serem realizadas com diversos públicos em prol da causa e buscando conscientização.

Nesta quinta-feira (05), os alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino vão participar da palestra “Valorização da vida”, com o psicólogo Junior Chiste. Serão duas sessões (às 8h30min e 13h30min, no Anfiteatro David Rogos Schmitz), abertas a toda população interessada. Os adolescentes foram escolhidos como público-alvo porque, entre esta faixa etária, o suicídio é a 4ª principal causa de morte.

“Enquanto equipe de saúde temos que trabalhar a prevenção, por ser uma morte evitável. O objetivo é conscientizar a população e mostrar que ofertamos ajuda” destaca a coordenadora do CAPS, Danieli Verdi. Além do Disque 188 (que funciona em todo o território nacional, de modo sigiloso), quem precisa de ajuda (demanda espontânea) pode procurar qualquer serviço da rede de atenção, que será encaminhado para ajuda.

Outra ação acontece no dia 18 de setembro, que é Caminhada Amarela. Em parceria com outras entidades – como os grupos de motos, ciclistas e escoteiros -, a caminhada sai às 19 horas do Ginásio Deonisto Debona e segue até a Praça da Igreja Matriz. A mobilização é grande e cumpre a função principal de repassar informação a toda a população.