Programação cívica movimenta escolas de Chopinzinho

26/08/2019

Com a proximidade do dia 07 de setembro, data em que é celebrada a Independência do Brasil, o Departamento de Cultura de Chopinzinho está desenvolvendo em parceria com as escolas, uma programação diferente. Com a participação da Fanfarra Municipal do Núcleo de Santa Inês ou do Grupo de Percussão do Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atrelado a Secretaria de Assistência Social,os estudantes participam de ato cívico e aprendem a marchar.

Segundo a Diretora de Cultura, Gracielli Demartini, “no ano anterior, a pedido do prefeito Álvaro, propomos para as escolas que participassem do desfile de 7 de setembro, marchando. Para isso, realizamos um trabalho com as escolas da rede municipal e particular da cidade, levando até elas a Fanfarra ou o Grupo de Percussão. A proposta foi bem aceita pela comunidade escolar e neste ano ampliamos a ideia, incluindo no cronograma de ensaios, os Núcleos do interior, além da APAE”.

A programação já aconteceu nos Núcleos de São Luiz, Linha Aparecida e na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. Nos próximos dias serão atendidos os demais núcleos, escolas municipais, APAE e Colégio Bom Jesus.

Dia do Desfile

O município também se prepara para as festividades realizadas no dia 07 de setembro. Este ano, o desfile começa às 08 horas, em frente ao Supermercado Cenci, na Avenida XV de Novembro e segue até Ginásio Deonisto Debona, aonde a programação continuará com hasteamento das bandeiras, execução dos hinos e apresentações artísticas.

O evento já tem confirmado a participação de 35 entidades. No dia será necessário o bloqueio da Avenida XV de Novembro, nos dois sentidos, desde a Rua do Lazer até do Ginásio de Esportes. Também as transversais:  Rua Presidente Dutra (entre a Rua Frei Everaldo até a Rua 14 de Dezembro), Rua Voluntários da Pátria (entre a rua Frei Everaldo até a rua 14 de Dezembro) e Rua Castelo Branco (entre a rua Frei Everaldo até a XV de Novembro).