Prefeitura de Chopinzinho entrega kits para construção de casas nas comunidades indígenas

19/08/2019

Proporcionar melhores moradias e qualidade de vida aos indígenas das comunidades kaingang e Guarani. Com esse olhar, a Administração Municipal de Chopinzinho realizou na tarde de sexta-feira (16), a entrega de 97 kits para cosntrução de casas, investimento de R$ 230 mil.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. “A pedido do prefeito Álvaro, a gente decidiu fazer uma inovação dentro da reserva indígena. Até então era tradicional investir somente na área de agricultura. Ouvimos a comunidade e o principal pedido era a melhoria das casas”, afirma o Secretário da pasta, Idevaldo Peretti.

O Kit contempla toda a cobertura de uma casa 5X6, pregos para fixação do telhado e madeira, além da construção do banheiro. O programa vai atender 57 famílias da etnia kaingang, na Comunidade de Passo Liso e outras 40 famílias na Comunidade de Palmeirinha, da etnia Guarani.

Para o Cacique João Santos, “isso vai beneficiar os que mais estão precisando. Infelizmente os índios são carentes, não tem condições para fazer. Com apoio do prefeito, a Assistência Social e Secretaria de Agricultura está sendo possível melhorar essas casas. Para comunidade foi uma vitória, nunca tivemos isso, mas agora conseguimos porque temos um prefeito que vê essa situação”.

As famílias beneficiadas fizeram um cadastro junto a Assistência Social de Chopinzinho. Desde a inscrição até a conclusão das obras, o processo será acompanho pela pasta de agricultura. A contrapartida do beneficiado será com a mão de obra e as madeiras.

“Estamos oportunizando moradia digna para essas famílias. Para nós é importante priorizar investimentos na reserva indígena nesse aspecto, dando atenção as pessoas que mais precisam, é nosso dever dar suporte a essas famílias”, destaca o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.