Escola Santiago Dantas presta homenagem ao Dia do Policial

08/08/2019

Hoje (08) 09 policiais, que atuam no Município, região e nas rodovias receberam homenagem quanto ao “Dia do Policial” da Escola Municipal Coronel Santiago Dantas. Com mais de 150 alunos presentes, foi relembrada a história da Polícia Militar no Paraná, com direito a apresentação da turma do Jardim I e entrega de homenagem em forma de troféu.

Tudo isto faz parte do projeto “Doces Lembranças”, da professora Rafaely Nisgoski Brandoli, que tem como um dos objetivos proporcionar momentos que enfatizem valores, disciplina, respeito, amizade, amor, lealdade, coragem e patriotismo. O projeto acontece durante todo o ano, e nesta etapa, presta homenagem ao dia do policial, em 10 de agosto, e aos 165 anos da Polícia Militar no Paraná. “Preparamos com todo o carinho este momento, para que as crianças cresçam com valores e principalmente, para que sejam cidadãos do bem, que amem a sua pátria”, afirma a professora. Ela complementa que antes desta data foi realizado um trabalho intenso em sala de aula, para desmistificar algumas ideias associadas ao policial, como o medo.

Os policiais presentes puderam receber o carinho de todos os alunos, em uma programação atípica na sua profissão. A Soldado Solange Ribeiro, representante da Polícia neste evento, lembra que a instituição sempre procura estar próximo das escolas, para que saibam qual é e confiem no trabalho da Polícia. “Para nós foi uma imensa alegria com esta iniciativa, isto é muito importante para o nosso trabalho e dia-a-dia, para esta integração com a escola”, explica.

O ponto chave do projeto é construir lembranças nos alunos participantes. Ainda que seja aplicado na turma do Jardim I, em momentos como da homenagem, toda a escola fica envolvida e trabalha com diversas parcerias, como da Secretaria de Educação e da Empresa Doce D`ocê, que fez a doação do bolo para a comemoração. A Diretora da Escola Coronel Santiago Dantas, Danieli Pigosso, destaca que esta é uma oportunidade para as crianças entrarem em contato com os policiais. “Alusivo à data, fizemos a homenagem a estes profissionais que estão no dia a dia nos protegendo e é um momento para valorizar a profissão. É uma troca: faz o dia deles mais feliz e proporciona às crianças momentos de conhecer a realidade”, explica.