Secretaria de Saúde intensifica coleta de preventivos

18/07/2019

Toda mulher deve realizar anualmente a coleta de preventivo do colo do útero. Para facilitar às chopinzinhenses realizarem o exame, a Secretaria de Saúde está promovendo a terceira etapa de coletas do ano. Para isso, as unidades básicas de saúde do Frei Vito, Nossa Senhora Aparecida e Central vão funcionar nos sábados 20 e 27 de julho e 03 de agosto.

“Sabemos que muitas mulheres trabalham no período diurno e horário comercial, e com isso fica muito difícil a busca para fazer a coleta. Então estamos novamente ofertando horários alternativos para que possam realizar seus exames”, explica o enfermeiro Fábio Andreolli. O foco são as mulheres de 25 a 64 anos, sendo que as interessadas devem levar o Cartão SUS e documento com foto.

O exame é de extrema importância, porque detecta precocemente alterações no colo do útero, como o câncer. Por isso, todas as mulheres devem anualmente fazer o seu. Em especial, estão em grupos de maior risco as fumantes, quem tem histórico de doenças sexualmente transmissíveis e com iniciação precoce de atividade sexual. Os pré-requisitos para a coleta são não estar menstruada, sem uso de pomadas e sem contato sexual nos três dias anteriores.

Neste ano já foram realizados 800 exames em Chopinzinho, sendo que a meta do Município são 1600. As coletas acontecem durante todo o ano, na cidade e interior, seguindo o cronograma da Estratégia da Saúde da Família estabelecido por cada unidade. Para saber outros dias com coleta disponível, procure os agentes comunitários de saúde.