Você está em >

Notícias

Secretaria de Saúde intensifica coleta de preventivos

18/07/2019

            Toda mulher deve realizar anualmente a coleta de preventivo do colo do útero. Para facilitar às chopinzinhenses realizarem o exame, a Secretaria de Saúde está promovendo a terceira etapa de coletas do ano. Para isso, as unidades básicas de saúde do Frei Vito, Nossa Senhora Aparecida e Central vão funcionar nos sábados 20 e 27 de julho e 03 de agosto.

              “Sabemos que muitas mulheres trabalham no período diurno e horário comercial, e com isso fica muito difícil a busca para fazer a coleta. Então estamos novamente ofertando horários alternativos para que possam realizar seus exames”, explica o enfermeiro Fábio Andreolli. O foco são as mulheres de 25 a 64 anos, sendo que as interessadas devem levar o Cartão SUS e documento com foto.

            O exame é de extrema importância, porque detecta precocemente alterações no colo do útero, como o câncer. Por isso, todas as mulheres devem anualmente fazer o seu. Em especial, estão em grupos de maior risco as fumantes, quem tem histórico de doenças sexualmente transmissíveis e com iniciação precoce de atividade sexual. Os pré-requisitos para a coleta são não estar menstruada, sem uso de pomadas e sem contato sexual nos três dias anteriores.

            Neste ano já foram realizados 800 exames em Chopinzinho, sendo que a meta do Município são 1600. As coletas acontecem durante todo o ano, na cidade e interior, seguindo o cronograma da Estratégia da Saúde da Família estabelecido por cada unidade. Para saber outros dias com coleta disponível, procure os agentes comunitários de saúde.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho