Iniciam obras do Centro Regional de Especialidades

18/07/2019

Quem passa na frente da Unidade Básica de Saúde Central e da antiga Polícia Militar já pode conferir as mudanças na paisagem. Além de grande obra de renovação na unidade, começou nesta semana a demolição no terreno que vai abrigar o novo Centro Regional de Especialidades – CRE. No espaço, serão atendidos mais de 200 pacientes por semana.

A obra vai à direção de descentralização do atendimento de especialidades – antes direcionado em centros maiores, como Pato Branco. “Entendemos que no momento em que a pessoa precisa de atendimento em saúde e precisa se deslocar a outra cidade, gera um transtorno muito maior. Queremos aproximar a saúde das pessoas, tornando o município uma referência na microrregião”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Além de Chopinzinho, o espaço vai atender Coronel Vivida, São João, Saudade do Iguaçu e Sulina.

O novo CRE vai atender diversas especialidades, como ortopedia, oftalmologia, pediatria, dermatologia, ginecologia/obstetrícia, ortopedia infantil, nutrição e psicologia. Também, exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, biópsias de pele e útero, exames oftalmológicos e será ampliado para exames de ultrassonografia e Raio-X. Ao ser construído ao lado da unidade central, vai facilitar o acesso aos munícipes, dando agilidade e comodidade, além da melhora no serviço na área de especialidades médicas como um todo.

O Chefe da Divisão de Planejamento e Projetos, Jovani Martins, conta que a demolição será finalizada ainda nesta semana e, na sequência, se inicia a terraplanagem e construção do prédio. A obra terá mais de 750 m², com um investimento total de cerca de R$ 1 milhão e 200 mil.

Serão R$ 800 mil de recursos do Governo Federal, vindos através de emenda da Deputada Federal Leandre Dal Ponte e mais de R$ 400 mil de contrapartida, com recursos próprios do Município. Para que a nova obra fosse realizada no local, houve doação do terreno, que é do Governo do Estado. A Polícia Militar foi realocada e já está funcionando no antigo Paço Municipal.