Alunos da Escola Nilo Peçanha promovem Feira de Produtos Rurais

10/07/2019

Pouco antes das 08 horas, os alunos da Escola Municipal Rural Nilo Peçanha, da Comunidade de Linha Aparecida, arrumavam os espaços para expor laranja, feijão, saladas, mandioca, pão, dentre outros produtos. Acompanhado dos professores e utilizando a estrutura da AMR (Associação das Mulheres Rurais), que toda sexta-feira promove a venda de produtos coloniais no centro de Chopinzinho, um cartaz bem grande na estrada, atraia as pessoas para adentrar a primeira Feira de Produtos Rurais, organizada pela escola, ao decorrer de terça-feira (09).

A frente de uma barraquinha, a estudante Larissa Testa Langue, do quinto ano falava com propriedade dos produtos a cada pessoa que chegava. “Hoje estou vendendo pão, requeijão, caldo de cana e temos também requeijão para experimentar. É bem legar fazer essa atividade e divertido”, diz Larissa. A ação integra o projeto “Minha Terra, Minha Vida, Minha Herança”, desenvolvido desde o começo do ano com os alunos, e tem o objetivo de combater o êxodo rural, mostrando que no campo o jovem tem qualidade de vida e renda.

“Iniciamos o projeto visitando as propriedades dos alunos, explicando aos pais que todos os produtos plantados, colhidos por eles seriam trazidos para a feira. Assim incentivamos as crianças a permanecerem no campo”, lembra a Diretora da Escola, Fabiani Rossato.

Para o aluno Leandro Santos da Silva, “está sendo diferente, gostei da atividade e estamos vendendo bastante. Aqui aprendemos a vender, contar o dinheiro, tudo isso envolve a matemática”.

A todo instante, os professores estavam auxiliando os alunos, mas quem negociava, controlava os caixa e reposição de estoque eram os estudantes. Segundo Fabiani, “tudo o que for arrecadado com a feira, os estudantes vão se reunir e decidir onde será aplicando, destacando que um pouco deve ficar guardado em caixa”.

O projeto é encabeçado pela escola com apoio das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte e de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, dos familiares dos alunos e da comunidade. “São projetos como esses, que acreditamos e temos certeza que outras escolas vão aderir. Esse projeto mostra a viabilidade em permanecer no campo, as oportunidades em agregar renda as propriedades”, frisa o Prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.