Administração Municipal reinaugura escola Presidente Tancredo Neves

04/07/2019

Um novo ambiente, com mais espaço para desenvolver aulas e as crianças brincarem. Assim ficou a escola Municipal Presidente Tancredo Neves, após seis meses de reformas e, entregue na noite desta quarta-feira, dia 03, pela Administração Municipal de Chopinzinho. Com investimentos de aproximadamente R$ 200 mil, a instituição ganhou um novo visual.

Para Deisi Cenci, que estudou na escola e hoje tem a oportunidade de ver a filha frequentando o mesmo estabelecimento de ensino, a reforma melhorou o ambiente para as crianças. “Para nós essa reforma foi muita boa. Na época que estudei aqui, só tinha dois blocos, era bem complicado. Hoje, do jeito que ficou melhorou cem por cento”, afirma Deise.

A construção da escola começou em 1986, na gestão do ex-prefeito Albino Scolaro, desde então algumas adequações e também integrando a escola a um centro de comunitário do Bairro Cristo Rei foram realizados com o passar do tempo. A estrutura estava há anos sem uma ampla reforma. Dentre os principais problemas da escola estavam às goteiras, espaço com churrasqueira, falta de iluminação nos corredores, acessibilidade, dentre outros pontos que foram solucionados após as obra.

“Com recursos próprios, investimos aproximadamente 200 mil reais na revitalização da escola. Conseguimos fazer a substituição da cobertura, fechamento do saguão, muro novo, rampa de acesso coberta, readequação do piso, pintura e novas salas”, comenta o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

Além das mudanças no prédio, foi pensado também no trânsito. A praça em frente à escola recebeu melhorias para que os ônibus pudessem estacionar em frente ao estabelecimento de ensino. Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Édina Accorsi, “antes os ônibus não tinham acesso à frente da escola, agora com a reforma e alterações na praça os ônibus conseguem contornar e deixar as crianças na frente da instituição, proporcionando mais segurança a eles”.

A escola Presidente Tancredo Neves conta com 190 alunos, segundo a Diretora da Escola, Silvia Kopik Cattaneo, há anos essa revitalização vinha sendo solicitada pela comunidade, “um pedido feito pelos alunos, professores, APM, comunidade. O prefeito Álvaro se sensibilizou, viu da importância dessa obra e foi trabalhado nisso. Hoje estamos recebendo essa nova escola e vai melhorar muito a qualidade da educação”.

Investimentos na educação

A Administração Municipal de Chopinzinho tem priorizado os investimentos na educação. Desde o ano de 2017, escolas e  CMEIs (Centro Municipal de educação Infantil) estão sendo revitalizados, na busca de proporcionar ambiente de qualidade aos alunos e professores.

Em 2018, o setor de educação recebeu significativa fatia de recursos, totalizando 31% do orçamento, sendo mais de R$ 22 milhões. Somente com merenda escolar, o município destinou R$ 1.293.215,00. Sendo que boa parte dos alimentos são adquiridos de agricultores familiares de Chopinzinho.