Comunidade de Invernadinha ganha nova Unidade Básica de Saúde

01/07/2019

Na busca de levar atendimento de saúde com qualidade e próximo das pessoas, a Administração Municipal de Chopinzinho, inaugurou na manhã de sábado (29), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade de Invernadinha. Com R$ 70 mil investidos, a obra contará com ampla estrutura para atender a população.

Antigamente os atendimentos eram realizados numa estrutura pequena, inaugura em 1988, quando o prefeito de Chopinzinho era Albino Scolaro. “Foi uma sementinha que plantamos na época e agora estamos colhendo o fruto. A nova estrutura vem de encontro com a comunidade e também com o crescimento do município”, destaca o ex-prefeito.

Ao lado do mini posto existe um prédio, antigamente funcionava uma escola, mas foi desativada. A estrutura estava sem utilização. Na busca de ampliar o atendimento, a prefeitura decidiu reformar o prédio e mudar a UBS para esse novo espaço.

A enfermeira Adalgisa Beluzzo, trabalhou por mais de 13 anos na equipe que atendia a região, “na época a unidade de saúde atingiu os objetivos. Ao decorrer dos anos, os atendimentos foram ampliados, e a estrutura ficou pequena. Agora com essa nova UBS a gente consegue oferecer a população e funcionários melhor qualidade de atendimento”.

Desde o começo do ano, a Administração Municipal está reformando seis Unidades Básicas de Saúde, sendo na Comunidade de Mato Branco, Santa Maria, Gramados, Invernadinha, UBS do Bairro Nossa Senhora Aparecida e UBS Central, totalizando mais de R$ 600 mil investidos.

Para o prefeito Álvaro Scolaro, “estamos melhorando a infraestrutura do atendimento da saúde no interior, temos uma extensão territorial grande e precisamos levar a saúde mais perto das pessoas. Pensando nisso investimos na reforma da UBS de Invernadinha, tornando um ambiente apropriado, acolhedor”.

Segundo o presidente da comunidade, Abrail Patel, “há quatro gestões a gente estava reivindicando essa ampliação. No começo de 2018, conversamos com o Álvaro, o qual disse que seria possível fazer a obra. Agora realizamos a inauguração e com certeza vai beneficiar os moradores da região”.

A nova estrutura vai atender cinco comunidades, sendo Ivernadinha, Barra Grande, Linha Dalmazo, Linha Tiriva e Linha Dalegrave. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Vilmarize Buffon, “o atendimento será nas quartas-feiras, e dentro de quinze dias inicia também o atendimento odontológico”.

Antes as pessoas se deslocavam até a comunidade do Bugre para realizar algum procedimento odontológico, agora o tratamento ficará mais próximo, pois uma sala está sendo preparada com todos os equipamentos e um dentista vai se deslocar até a comunidade para atender as pessoas.

Para o morador de Invernadinha, Geraldo Forlin, “não tem palavras para dizer o quanto isso vai beneficiar a nossa comunidade. Desde que foi inaugurado o mini posto na década 80, ele só teve pintura, não teve nada de reforma e ampliação. Nada mais justo do que você falar de saúde do que ter um espaço digno para chegar e ser bem atendido”.