Você está em >

Notícias

Visão do Futuro realiza projeto de reaproveitamento de alimentos

27/06/2019

            Na sua casa, o que você faz com as cascas de frutas? A proposta do projeto “O Lixo que alimenta” é de reaproveitá-las, em receitas diferentes, criativas e saborosas. Desenvolvido desde março na Escola Municipal do Campo Visão do Futuro, em São Luiz, a finalização foi com a impressão de um livro de receitas e apresentação do “Brigadeiro de Casca de Banana”, feita pelos alunos.

            Quem comandou o projeto foi a Professora Priscila Matte, com o 2º e 3º ano da instituição. A cada duas semanas, mães dos alunos vinha na escola e produziam as receitas que tinham pesquisado e que reaproveitava alimentos, que usualmente eram descartados ou utilizados na compostagem. Durante a execução, a professora trabalhou interdisciplinaridade: envolvendo gêneros textuais, medidas, localização geográfica, entre outros. No final, surgiu o livro, com as 15 receitas feitas em sala de aula.

            “No começo, os alunos ficaram pensativos em relação a comer cascas, que criança não gosta. A primeira receita foi o brigadeiro, para chamar atenção deles, e quando comeram, viram que é gostoso e que têm nutrientes, além de preservar o meio ambiente. Com o projeto, eles estão sendo agentes transformadores de um mundo melhor”, explica a Professora Priscila. 10 alunos estiveram envolvidos na iniciativa e o livro será distribuído na comunidade e para cada aluno da escola.

            Para finalizar o projeto, aconteceu a apresentação do “Brigadeiro de casca de banana” para a comunidade de Chopinzinho. Os alunos estiveram na manhã de ontem (26), em frente ao Supermercado Cenci, distribuindo as iguarias e convidando a população para adivinhar do que são feitos. Depois, além de entregar a receita, explicavam o porquê do projeto e o que aprenderam com ele.

            A aluna Lara Gabriela Olivo, de 7 anos, conta que “foi legal quando a professora chegou e contou a ideia. Achei que ia ser demais e a gente ia fazer um monte de coisa gostosa”. Já a aluna Thais Elena Rech, de 8 anos, revela que já testou várias receitas em casa, como o chá de abacaxi, panqueca colorida, bolo de laranja e o próprio brigadeiro. “É uma delícia! Foi bem legal cozinhar com os pais na escola”, diz.

            A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Édina Acorsi, reflete que reaproveitar é possível e de maneira saborosa, como bem mostrou o projeto. “Nós da Secretaria incentivamos muito os projetos desenvolvidos pelos professores e equipes, principalmente porque é através disto que se reforça a parceria escola/família”, afirma. Outro aspecto importante, e o do aprendizado além da sala de aula, que reforça o aprendizado e colabora no desenvolvimento dos alunos.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho