Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil é encerrada com teatro para crianças

18/06/2019

Desde o dia 07 de junho, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho do Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar realizou a Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil. As ações culminaram na apresentação do Grupo SouArte, que aconteceu ontem (17), no Anfiteatro David Rogos Schimtz, na parte da manhã e tarde.

O espetáculo trabalhou a conscientização sobre o tema, utilizando música, dança, artes circenses e brincadeiras. Participaram os alunos do 3º ao 5º ano de todas as escolas do Município. As outras ações promovidas aconteceram nas próprias escolas, com panfletagem, banner e atividades lúdicas.

Neste ano, o foco foi mostrar o que as crianças podem e não podem fazer, ajudando nas atividades da casa e de acordo com as faixas etárias. “A intenção é falar sobre o trabalho infantil, mas abordando o que eles podem ajudar em casa a com os pais e responsáveis, esclarecendo o que configura, de fato, como trabalho infantil”, explica a assistente social Juliana Bernardo.

No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído em 2002. O principal objetivo é alertar a comunidade em geral e diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, prática que ainda se mantém corriqueira em diversas regiões, bem como gerar conscientização. Para 2019, o tema é “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.