Primeira oficina implementada pelo Departamento de Cultura, grupo de teatro prepara apresentação

07/06/2019

Entre alunos, figurinos, músicas, danças e muitas interpretações, já são três anos de oficina de teatro em Chopinzinho, ofertadas pelo Departamento de Cultura. São dois grupos, um com aulas na parte da tarde, e outro pela manhã, no Anfiteatro David Rogos Schimtz. No próximo mês, acontece a apresentação do “ Rei Leão” .

O principal objetivo com o grupo é o desenvolvimento total dos participantes, em termos psíquicos e de expressão corporal de sentimentos. Os resultados são sentidos em outros espaços, como na escola, família e a própria sociedade. O professor Vanderson da Silva está à frente da oficina há dois anos. “A criança que chega pra nós tem uma identidade, e tem que expressar outra através do personagem. Vemos eles chegando em seus casulos e desabrochando como borboletas em cima do palco”, conta Vanderson. Hoje são atendidos 35 alunos.

O trabalho com os alunos é uma construção: pouco a pouco desenvolvendo suas habilidades, que se refletem no palco. Neste primeiro semestre, o grupo da tarde vai apresentar a montagem do “Rei Leão”, que vem sendo ensaiada há dois meses. Esta peça vai envolver, também, dança e canto.

Para a produção, além das aulas, os alunos participaram de cursos de dança e pintura facial. Estas aulas aconteceram em horários excedentes, com cronograma que conciliou disponibilidade de alunos e professores. A oficina de dança foi ministrada pela Professora Roseli Zolet, que criou e ensaiou as coreografias presentes na peça. Já na oficina de pintura facial quem esteve a frente foi a professora Jucelaine Cechin, que ensinou todo o procedimento de pintura, mistura de tintas e traços de cada personagem do “Rei Leão”. “Agradecemos a colaboração das duas professores, que fizeram um trabalho voluntário e belíssimo, que vai trazer mais elementos para a produção e desenvolver habilidades diferentes dos alunos”, explica a Chefe do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini.

A visão dos alunos

Quem fortalece o grupo de teatro é cada aluno, com seu esforço e dedicação, aliado a um bom acompanhamento profissional. Em uma roda de conversa, alguns dos participantes contaram um pouco da experiência com a oficina. O aluno Kevin Zornita, de 14 anos, explica que continua com a prática pelo amor que tem pela arte, e que o teatro envolve diversas artes. “A forma mais fácil de explicar é dizendo que o teatro faz nossa mente e corpo se desenvolverem. Nos tornamos pessoas mais desinibidas, mais independes, com opinião própria e caráter”, diz.

Isabela Mazutti, de 14 anos, é aluna desde o início das atividades. Ela destaca que o grupo já tem reconhecimento, e que as pessoas sabem do esforço coletivo empreendido, o que os incentiva. “Temos mais coragem para nos impormos em público, em apresentações no colégio. Começamos a ver o mundo de outra forma. Também, ajuda a organizar as responsabilidades”, salienta.

Já a aluna Gabrieli D`Ávila, de 15 anos, afirma que “é muito importante o Município disponibilizar estas aulas pra gente. No começo eu era muito envergonhada. Comecei o teatro por isso. Agora, é impressionante o quanto isso me ajudou, na vida mesmo. Temos que saber nos posicionarmos em público e ter sua opinião”. Maria Eduarda Khol, de 12 anos, lembra também a relevância do apoio dos colegas e do professor. “Estamos vendo formas diferentes de nos expressarmos”, expõe.

Os ensaios do Rei Leão tem agradado a todos. Isabela lembra que, com a complexidade de artes que envolve  peça, eles ganharam mais responsabilidades e Gabrieli complementa destacando que é uma das maiores peças que já produziram. “O Rei Leão é um clássico. Também estamos mostrando um reflexo da nossa sociedade, porque tudo é feito com materiais recicláveis, que juntamos em dois meses”, coloca Kevin.