Comunidade de Santo Antônio recebe sistema de captação e abastecimento de água

31/05/2019

A parceria entre Administração Municipal de Chopinzinho e Comunidade está gerando resultados positivos. Na quinta-feira (30), foi realizada a entrega do sistema de captação e distribuição de água, na Comunidade de Santo Antônio. Com investimento na casa de R$ 30 mil, os moradores não vão sofrer com a falta de água, ou com a qualidade da mesma, problema que afetava os agricultores há mais de 30 anos.

Para viabilizar o sistema, foi realizado a proteção de uma nascente, localizada na propriedade de Flávio Possato, o qual cedeu o espaço para atender as famílias da comunidade. Depois construída toda a rede de armazenamento e encanamento para distribuição de água até a casa de cada família.

A rede principal tem a extensão de 2 Km, com canos de 40mm para garantir a distribuição de água a todas as pessoas. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti, “as famílias vão fazer um rateio do custo da energia que a bomba vai utilizar para levar água até as caixas”.

Para executar a obra, a prefeitura contou com o apoio da comunidade. O poder público disponibilizou os recursos e orientações para montar o sistema, a comunidade entrou com a mão de obra.

“Era uma expectativa que a gente tinha, há muitos anos a gente estava sofrendo com o problema de água. Em alguns momentos utilizávamos a água da chuva para fazer a limpeza. Mas essa parceria com a prefeitura e comunidade deu certo”, lembra o presidente da comunidade, Juscimar Detoni.

Essa parceria está sendo implantada em outras comunidades que recebem obras correlacionadas para distribuição de água. Para o prefeito de Chopinzinho Álvaro Scolaro, “Essa integração dá muito certo. São inúmeros projetos que estamos fazendo nesse formato e estamos satisfeitos com o formato. Em Santo Antônio através de recursos do município conseguimos resolver esse problema que se arrastava por anos”.

A Administração Municipal está realizando obras em outras comunidades, as quais terão em breve, água de qualidade em suas residências. Em São Francisco, um sistema diferenciado está sendo executado, uma rede vai levar água do perímetro urbano até as residências da comunidade, investimento de aproximadamente R$ 700 mil. Além disso, na Comunidade de Santa Inês, acontece uma obra de extensão e distribuição de água, em Linha Gressana perfuração de um posso artesiano e outra também na Linha Fartura.