Programa Criança Feliz reforça atendimento das crianças do Município

30/05/2019

Desde 2017 Chopinzinho aderiu ao Programa do Governo Federal Criança Feliz, desenvolvido através da Secretaria de Assistência Social. Hoje estão em acompanhamento 94 famílias. O foco é o atendimento de crianças e gestantes em vulnerabilidade socioeconômica.

Com base na Lei do Marco Legal da 1ª Infância, as visitadoras realizam encontros periódicos nas casas das famílias atendidas, para acompanhar e estimular, visando um desenvolvimento saudável por meio do fortalecimento de vínculos através de atividades lúdicas. “Com o trabalho, percebemos o fortalecimento de vínculos, a aceitação da gestante do novo membro que vai chegar à família, o desenvolvimento social e motor das crianças. O programa trouxe resultados positivos e visíveis aos que participam”, salienta a Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi. O público-alvo são as gestantes, crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família e de 3 a 6 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada.

O Programa integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. Chopinzinho conta com 4 visitadoras, e cada encontro dura entre 30 e 60 minutos. As visitadoras, em conjunto com supervisora e coordenadora, reúnem-se semanalmente para análise do andamento das visitas nas famílias, para supervisão e planejamento de atividades de acordo com faixa etária e demanda específica de cada família.