Projeto promoveu interação entre alunos e autora de livros infantis

21/05/2019

São muitas as memórias que ficam marcadas do tempo de criança. O projeto “Doces Lembranças”, desenvolvido na Escola Municipal Coronel Santiago Dantas, busca criar momentos especiais para os alunos e que os pais compartilhem sua infância. Na última sexta-feira (17) aconteceu mais uma ação do projeto, que envolveu uma autora e um ilustrador de livros infantis.

Através de videoconferência, a autora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo (que são casados e de São Paulo), conversaram com cerca de 40 alunos. O momento foi para troca de experiências, mostrando os livros e brinquedos que os marcaram na infância. Também, as crianças tiveram oportunidade de participar de uma contação de história e tirarem suas dúvidas direto com os autores. Juntos, o casal já soma 45 livros publicados.

Esta etapa começou muito antes desta data. A proposição foi, para este momento, a junção do projeto – que é conduzido pela professora Rafaely Nisgoski Brandoli na turma do Jardim I – com o projeto de leitura da professora Valíria Fetzer, com o 5º ano, promovendo a interdisciplinaridade. Tudo começou com o contato dos alunos com mais de 10 livros dos autores.. Neste momento, os alunos do 5º ano fizeram a leitura, dramatização e encenação dos livros ao Jardim I, utilizando diversos recursos.

“Eu acredito que eles tendo contato com bons livros e boa literatura, irão ser marcados e terão um futuro esplêndido pela frente. Não medimos esforços para dar essa base para os alunos”, conta a professora Rafaely Nisgoski Brandoli, que ressaltou que para a realização da videoconferência contou com o apoio de toda a escola. A busca foi pelo impacto nas crianças, que primeiro tiveram contatos com os personagens e histórias, e depois, puderam conhecer em primeira mão os próprios autores, experiência não tão comum na vida escolar.

Uma das alunas que participaram desta etapa do projeto foi Alana de Quadros Edermann, de 10 anos. “A profe chegou e disse que a gente ia fazer uma pesquisa sobre os autores. Não conhecia o livro ainda. Gostei muito, eles são divertidos. Bem legal conhecer os autores dos livros”, diz. Ela foi uma das crianças que aproveitaram o momento e fizeram perguntas à Blandina e José.

O objetivo principal foi despertar o amor pela leitura e pelo conhecimento. Também, oportunizar bons livros, com valores e virtudes. A ação foi uma de muitas que fazem parte do “Doce Lembranças”. O projeto iniciou em março e segue durante o ano todo.