Secretaria de Educação promove formação para professores dos CMEI`s

17/05/2019

Hoje (17) foi dia de formação para os profissionais que atuam na educação infantil (CMEI`s). A parte da manhã foi voltado aos pedagogos e diretores e a tarde, cerca de 150 professores participaram, no Auditório da ACEC. A capacitação faz parte de uma série de aperfeiçoamentos programados ao longo do ano, que visam o constante aprimoramento da educação municipal.

O dia contou com duas pautas principais. A primeira, através do Projeto Universidade da Criança, conduzida por professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná de Francisco Beltrão, que destacaram “As crianças e as infâncias”. Isto porque todos os CMEI`s apresentam projeto específico dentro do programa e os profissionais que atuam devem se aprimorar nas questões referentes à Primeira Infância.

A segunda foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define a aprendizagem que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. “A formação é importante porque neste ano todas os Projetos Político-Pedagógicos das escolas e CMEI`s precisam ser reestruturados e cada instituição irá desenvolver a sua. Por isso, todos os profissionais devem conhecer a nova BNCC aprovada recentemente”, explica a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Édina Accorsi.

Para finalizar, as psicólogas da Secretaria de Assistência Social abordaram o abuso sexual de crianças, referente à Campanha de 18 de Maio de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.