Administração Municipal realiza entrega de Tanques de Expansão para produtores de leite

10/05/2019

E os incentivos à cadeia produtiva do leite continuam em Chopinzinho. Hoje (10) foi dia de entregar 10 tanques de expansão (5 de 500 litros e 5 de 300 litros) aos produtores, que vão utilizar para o acondicionamento do produto antes da venda, garantindo qualidade e incentivo para permanecer na atividade. Foram mais de R$ 50 mil de recursos próprios do Município na aquisição.

Os impactos destas iniciativas são sentidos, principalmente, pelos pequenos produtores. “A agricultura está recebendo inúmeros investimentos em equipamentos, e um dos setores que estamos priorizando é o do leite, especialmente para agricultura familiar. Isto dá melhor poder de barganha do preço do litro do leite, garantindo mais renda e qualidade para”, enfatiza o Prefeito Álvaro Scolaro.

Como o programa foi algo inédito no Município, serviu também para se conhecer qual é a demanda por este tipo de equipamentos. Vale lembrar que cada produtor alcançou uma pontuação, de acordo com as informações concedidas na hora da inscrição. Foram mais de 40 inscritos. Conhecendo a demanda, já está em fase de compra mais 15 tanques, que vão totalizar 25 propriedades atendidas. “Assim contribuímos para que o produtor entregue leite de melhor qualidade, que preencha os requisitos que a lei manda, e, principalmente, nós sabemos que a pequena propriedade não consegue ter o volume de produção (que é um dos fatores do preço do leite), mas com isso, ele vai receber melhor remuneração pelo próprio produto”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti.

Um dos beneficiados foi o produtor Pedro Eliseu Fávero, da comunidade de Capinzal. Ele trabalha hoje com 11 vacas e conta que foi essencial o recebimento deste equipamento. “Eu precisava muito do tanque, não tinha condição de comprar. Até pensei em desistir da atividade, porque não teria condição. Foi uma ajuda que veio na hora boa”, diz, complementando que agora até pensa em aumento de produção. A produtora Cleonice da Silva, que já soma 15 anos trabalhando com o gado leiteiro e tem hoje 5 vagas, expõe: “Eu estava precisando, se não fosse aqui, talvez não conseguisse comprar. Vai melhorar o nosso trabalho, com certeza”.

A iniciativa veio para colaborar com a instrução normativa Nº 62 do Ministério da Agricultura, de 2011, e o Decreto Nº 5.741, de 2006, que tratam das exigências quanto aos produtores de leite, estabelecendo que o armazenamento do produto deve ser feito imediatamente após a ordenha, neste equipamentos, que são os tanques de expansão. Isto para abaixar rapidamente a temperatura e impedir a proliferação de bactérias, garantindo a qualidade.