Em maio, Secretaria de Saúde promove horário ampliado de coleta de preventivo

07/05/2019

Para oportunizar horário ampliado e flexível de atendimento para coleta de preventivo no mês das mães, a Secretaria de Saúde promove nesta semana cronograma especial para as mulheres de Chopinzinho. Hoje (07) e quinta-feira (09) a Unidade Básica de Saúde Central funciona até às 19 horas. Também, neste sábado, vai estar aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para as interessadas em participar, não é preciso marcar horário e é importante levar consigo o Cartão SUS e documento com foto. Todas serão atendidas, mas o foco são as mulheres entre 25 e 64 anos. Em breve também será divulgado cronograma especial das unidades do Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida.

O câncer de colo de útero é uma doença com desenvolvimento lento, e pode ser com ou sem sintomas. É o 3º tipo de câncer mais frequente e a 4ª causa de morte das mulheres do Brasil. Do total de exames com alteração em Chopinzinho, 66% dos casos são encontrados na fase inicial, quando o tratamento é mais fácil e eficaz.