Última semana para retirar o carnê do IPTU e pagar com desconto

06/05/2019

O prazo para o contribuinte retirar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano 2019, encera na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. Os carnês estão disponíveis na Secretaria de Finanças, junto ao prédio da prefeitura de Chopinzinho. O atendimento segue das 08 horas até 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Quem optar por pagamento em cota única tem direito a 15% de desconto. O importo pode ser parcelado em até oito vezes, sendo o primeiro vencimento também no dia 10 de maio.

“Tivemos uma média de 50% de contribuintes que já retiraram o carnê. Como esse ano existe a possibilidade de imprimir o IPTU pela internet, ainda não temos como mensurar quantas pessoas aderiram pelo IPTU Fácil”, destaca a Secretária de Finanças, Luciani Cenci.

O não pagamento do imposto gera inscrição na dívida ativa e posterior encaminhamento para execução. Quem está inadimplente de anos anteriores e não teve a dívida executada, pode procurar a Secretaria para regularizar sua situação.

IPTU pela internet

Para facilitar e levar agilidade ao contribuinte, a prefeitura de Chopinzinho disponibilizou o IPTU Fácil, onde a pessoa pode imprimir o carnê em casa. O banner do IPTU Fácil está disponível no endereço eletrônico: chopinzinho.pr.gov.br. Basta clicar no link, o qual vai direcionar para uma segunda página. Nesse momento o contribuinte deve inserir o seu CPF/CNPJ que consta no carnê do IPTU ou o número do Cadastro Imobiliário e gerar os boletos que estão atrelados ao usuário.

Retorno para a cidade

Investir na cidade e pensar em Chopinzinho para os próximos anos. Nessa linha que a Administração Municipal investe o dinheiro arrecadado com o Imposto Predial e Territorial Urbano. Os valores arrecadados com o imposto ficam totalmente para o município. O dinheiro é destinado a todas as pastas da Administração Municipal, respeitando o percentual que deve ser aplicado em duas secretarias. Segundo Luciani, “é destinado obrigatoriamente 15% por cento para a saúde e 25% para educação. Esses recursos são aplicados em transporte escolar, merenda, investimentos nas áreas de educação saúde e outras secretarias”.