Moradores do Loteamento AABB contarão com rede de água

03/05/2019

Uma reunião na manhã desta sexta-feira (03), no gabinete do prefeito Álvaro Scolaro, marcou um novo ciclo para 12 famílias que moram no loteamento AABB, localizado em Chopinzinho. Os moradores dessa região não têm estrutura de água tratada. Durante reunião com a Promotoria de Justiça, representantes da Sanepar na região, vereadores e Administração Municipal foi possível encontrar uma solução. Em breve, o loteamento receberá obras de instalação de uma rede de água, atendo todas as famílias.

O tema ganhou força dias atrás, quando moradores procuraram a Câmara de Vereadores e conversaram com Rogério Pereira e o vereador Nereu Hengen. “Esse loteamento foi feito sem licença, sem planejamento, sem nada. As famílias compraram os lotes, mas não conseguem ter água encanada. Os representantes do loteamento nos procuraram, fomos até Pato Branco conversar com o diretor regional da Sanepar. Depois de muitas reuniões e apoio do prefeito Álvaro Scolaro, encontramos uma solução”, afirma Hengen.

A falta de infraestrutura no loteamento é em decorrência de má-fé do responsável por criar e comercializar os lotes para as famílias sem a estrutura básica, como exige a lei municipal. O mesmo foi embargado e o processo segue tramitando na justiça. Devido a esse bloqueio, o município fica impedido de fazer investimentos no local.

Segundo Scolaro, “estamos entrando com um novo pedido de liminar nesse processo judicial, para que o juiz autorize o município a executar a obra e possamos levar água tratada as famílias. Assim que sair essa decisão vamos iniciar as obras. Não poderiamos deixar que os moradores pagassem pela negligência de quem fez esse loteamento, sem a mínima estrutura necessária”.

Para levar a rede de água a todos os lotes, a Sanepar e a Administração Municipal fecharam parceria. O município vai disponibilizar o material e mão de obra para fazer a rede, a Sanepar disponibiliza o projeto e depois faz a ligação em cada residência. A expectativa do executivo é que os trabalhos iniciem dentro de 15 dias.

Os moradores também devem contribuir com a instalação. Caso tivessem que tirar do bolso, a instalação do sistema custaria aproximadamente R$ 40 mil para atender todo o loteamento. Com a parceria, cada família paga a taxa de R$ 197,00, podendo parcelar em até 10 vezes. A família cadastrada como baixa renda paga apenas R$ 25,81.