Administração Municipal faz distribuição de 4000 doses de sêmen bovino

02/05/2019

Hoje (02) foi dia de contemplar os produtores de leite do Município com mais um benefício. Eles receberam, como acontece já há vários anos, doses de sêmen bovino, que visam à qualidade genética do rebanho de Chopinzinho. Foram adquiridas pela Administração Municipal 4000 doses de sêmen, 3000 da raça holandesa e 1000 da Jersey.

A entrega foi no Auditório José Armin Matte e hoje contemplou 52 produtores que tem botijões de armazenamento próprios, com 1500 doses. As demais são distribuídas nos 22 botijões comunitários, que são cedidos às Associações de produtores. Com esta ação, há um melhoramento, com características genéticas raciais com melhor produtividade. Todos os interessados cadastrados receberão doses.

“A cadeia produtiva do Município é baseada em alguns produtos, e o leite é um deles. Representa uma grande fonte de renda para as famílias e produtores, e também para o comércio em geral. Esta entrega é para melhorar a qualidade do rebanho, porque entendemos que os animais assim estarão produzindo volume e qualidade maior, com mais renda ao produtor”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. No total, são 74 botijões abastecidos, com mais de R$ 80 mil de investimento da Administração Municipal.

Vale destacar que Chopinzinho já está entre os três maiores produtores de leite do Sudoeste do Paraná. “Estamos colaborando e incentivando o produtor com a entrega deste material genético de ótima qualidade. Buscamos, dia após dia, ter o crescimento da qualidade genética do nosso rebanho”, afirma o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. Chopinzinho vem investindo firmemente na cadeia do leite. No momento, estão acontecendo os programas Mais Leite, Leite Ideal, Implementos Agrícolas, Sanidade Animal e Tanques de Expansão, além da distribuição do sêmen.