Departamento de Vigilância em Saúde encerra ações do Abril Verde

02/05/2019

Em todo o país, o mês de Abril se tornou o mês oficial para campanhas nacionais de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, sendo este mês alusivo à homenagem as vítimas de acidentes de trabalho no Brasil. A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou diversas ações referentes ao Abril Verde, que se encerrou com foco nos trabalhadores da construção civil.

A SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) e o CEST (Centro Estadual de Saúde do Trabalhador) foram os orientadores das ações, sendo que o público alvo neste ano foram os trabalhadores da construção civil. Eles explicam que a Construção Civil é um setor que se destaca por graves acidentes, que muitas vezes são fatais ou incapacitantes, enfatizando que as ocupações de pedreiro, servente de pedreiro e carpinteiro representam cerca de 20% dos acidentes graves registrados no Brasil.

Foram realizadas ações em 31 estabelecimentos, sendo eles lojas de tintas, lojas de materiais de construção, estabelecimentos de saúde, mercados, e obras da construção civil. Conforme a Diretora de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo, “a saúde do trabalhador também representa a ‘saúde’ daquela obra ou daquela empresa a qual ele representa. O ambiente de trabalho não pode adoecer, nem sequelar o trabalhador, e o melhor caminho para evitar acidentes é a orientação”.

Para a Técnica de Segurança de Trabalho, Jonilene Neiverth, que é uma das responsáveis para a aplicação da atividade: “É importante à existência de um mês em memória daqueles que morreram por causa da falta de segurança no trabalho, enfatizando que toda a orientação é fundamental para se fazer mais por leis de saúde e segurança no trabalho”.