Escolas dão início a projetos próprios da Universidade da Criança

24/04/2019

Desde 2017 Chopinzinho desenvolve o Projeto Piloto da Universidade da Criança, que visa sensibilizar a sociedade da importância dos primeiros mil dias de vida das crianças. Neste sentido, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes fez a proposta de, em 2019, cada instituição de ensino da rede municipal de ensino desenvolver um projeto próprio, que englobe o que foi estudado na Universidade da Criança.

“Gratificante ver a interação e presença dos pais. É um trabalho que estamos estimulando, porque sabemos que o incentivo, acolhimento, afeto transmitido faz toda a diferença no processo educacional, com fortalecimento entre aluno, escola e família”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Ele ressalta ainda que são ações fundamentais para o desenvolvimento do Município. Algumas escolas já começaram seus projetos, como o caso da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira. Ontem (23) começou o “Noite de Quem cuida de Mim”.

“Procuramos resgatar com estes projetos, principalmente, um vínculo maior com a família e a escola. Percebemos que quando os pais estão mais presentes há uma evolução e, consequentemente, uma qualidade de ensino maior”, afirma a Secretária de Educação, Édina Accorsi. Os projetos pensam em ações como resgate de brincadeiras antigas, valorização do idoso, cultivo de hortas, palestras, gincanas, café com os avós e resgate de valores. Também, a inserção dos pais e responsáveis nas rotinas das instituições de ensino.

Conheça os projetos:

• Escola Municipal Presidente Costa e Silva – “Semeando o Futuro”
  • Escola Municipal Tancredo Neves – “Laços de Família – fazendo a diferença na sociedade”
  • Escola Rural Municipal Nilo Peçanha – “Minha terra, minha vida, minha herança”
  • Escola Municipal de Excelência – “Relações saudáveis na escola”
  • Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira – “Noite de Quem Cuida de Mim”
  • Escola Municipal Coronel Santiago Dantas – “Família na escola – resgatando valores”
  • Escola Rural Municipal Visão do Futuro – “Família e escola – juntas fazendo a diferença”
  • Escola Rural Municipal Mário Bettega – “Família e escola – juntas pela Valorização da Primeira Infância”
  • Escola Rural Municipal Professora Angélica Dalla Costa Battistuz – “Reconstruindo Caminhos – Promovendo uma doce infância”
  • CMEI Criança Esperança – “Infância: um momento para viver e recordar”
  • CMEI Recanto Feliz – “Participação da família nas atividades”