Departamento de Vigilância em Saúde de Chopinzinho presente na Campanha Extra Muro contra a Influenza

18/04/2019

No dia 12 de abril aconteceu a Campanha de Vacinação contra Influenza - Extra Muro.  Esta campanha teve o apoio da ACEC e teve a participação de 12 farmácias privadas do município de Chopinzinho. O principal foco é o atendimento, em especial, as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, mas também querem se imunizar.

O Departamento de Vigilância em Saúde, através de sua equipe realizou todas as orientações necessárias aos responsáveis pela campanha, aprovando as Normas Técnicas da empresa responsável, na abertura, funcionamento, condições físicas, técnicas e sanitárias dos serviços de vacinação ExtraMuro, oferecidos pelos estabelecimentos Privados. “Com esta ação todos ganham e todas as exigências sanitárias necessárias para a realização da ação foram exigidas, para assim dar mais confiabilidade na ação”, explica a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo.

Vale lembrar que quem faz parte dos grupos prioritários da Campanha da Vacinação da Gripe do Ministério da Saúde pode procurar a sua unidade de saúde de referência para participar, até o dia 31 de maio, gratuitamente. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A vacina demora cerca de 2 semanas para fazer efeito.