Campanha do Abril Verde faz conscientização sobre acidentes de trabalho

17/04/2019

Em todo o Mundo, no dia 28 de abril lembramos das vítimas de acidente de trabalho, com a Campanha do Abril Verde. Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde realizou uma ação alusiva à data, chamada “Saudade Dói”. Para aumentar o impacto, foi escolhido como palco da atividade a final de um campeonato de futsal local, no Ginásio Deonisto Debona e com grande público presente.

A noite começou com uma narração, explicando o que é o Abril Verde, seguido da entrada de crianças das escolinhas da ACEL-Prefeitura, portando um balão verde cada. Eles se posicionaram em cima de um laço verde, marca da Campanha. Depois, foi passado no telão um vídeo, com posterior soltura de 12 balões brancos, que representam as vítimas de acidente de trabalho do Município. “Buscamos sensibilizar as pessoas que estavam participando naquele momento, enfatizando que é importante trabalhar a prevenção. Temos certeza que o público presente entendeu a mensagem”, conta a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo.

A ação foi idealizada neste formato, devido a um recente caso de impacto de acidente de trabalho. “Nós sabemos que os acidentes de trabalho acontecem, com vítimas fatais. Chopinzinho soma 12 vítimas nos últimos 10 anos. São 12 vidas que poderiam ter sido poupadas, se houvesse prevenção e uso dos equipamentos de segurança do trabalho. É uma ação que preserva a vida”, explica a Secretária de Saúde, Vilmarize Bufon.

Este já é o 2º ano com ações do Abril Verde. No ano anterior, o foco foram as empresas. Neste, buscaram sensibilizar e despertar a consciência da prevenção na população trabalhadora, presente no evento. “A partir do que desenvolvemos em 2018, já vimos resultados. É visível a diminuição do número de acidentes. Também, os empresários estão vindo nos procurar para tirar dúvidas, sobre o que pode ser feito para melhorar”, afirma a Técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Jonilene Araújo, acrescentando que é necessário aplicar os conhecimentos sobre prevenção e equipamentos de segurança.