Você está em >

Notícias

Em ranking da transparência, Chopinzinho alcança 21º lugar no estado

16/04/2019

            Em ranking da transparência do Ministério Público, Chopinzinho alcançou o 21º lugar entre os 399 Municípios do Paraná. Para a população, este resultado e quanto maior a transparência, representa uma garantia de acesso facilitado a todas as informações. Chopinzinho aumentou o índice de 7,20, da primeira avaliação, para 9,50, na segunda.

            A partir de relatório do Ministério Público de 2017 – onde foram apontadas diversas ações a serem implementadas -, as mudanças que geraram este aumento de 2,3 começaram a serem postas em prática. “Foram feitas portarias e designadas pessoas responsáveis para fazer os lançamentos de dados, por exemplo. Queremos chegar entre os primeiros, mas este crescimento nos levou a uma colocação muito boa”, explica a Gestora do Portal da Transparência, a servidora Neide Caldato.  

            Alguns setores são atualizados automaticamente no Portal, via sistema, como é o caso dos Recursos Humanos e a Arrecadação. Em outros, o lançamento é feito manualmente. Um dos principais gargalos detectados era a licitação. Então, foram adquiridos 5 scanners de alta potência para digitalizar todos os processos e disponibilizá-los online, solucionando o problema.           

            Para o ranking, foram avaliados os pontos principais das leis de transparência, e quanto maior a pontuação (que tem como máximo 10), mais satisfatórios são os níveis de transparência alcançados pelo Município. O questionário foi formulado a várias mãos pelas instituições de controle e é essencialmente baseado nas exigências legais, à exceção de dois itens finais que são considerados “boas práticas de transparência”.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho