Em alusão à Conscientização do Autismo, Educação promove dia de palestra

04/04/2019

O dia 02 de abril é lembrado Mundialmente para Conscientização do Autismo. Em alusão à data, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou hoje (04) palestras para pais, alunos, profissionais da saúde, assistência e professores. Foram parceiros no evento a APAE e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. O lema empregado é “Para educar e cuidar, é preciso conhecer”.

O dia foi dividido em duas ocasiões: na parte da manhã, focado aos familiares, e na parte da tarde, aberto ao público em geral, profissionais da saúde, assistência e da educação. As palestras ficaram por conta de representantes do Grupo de Apoio às Famílias de Autistas, “Anjo Azul”, de Curitiba. “Sabemos da nossa responsabilidade, enquanto poder público, de promover ações de inclusão. Estes momentos vem trazer mais informações sobre o autismo, e para que de posse deste conhecimento, os profissionais possam saber como trabalhar em sala de aula e atendimento das pessoas, e promover de fato a inclusão na sociedade”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Momentos como este são importantes para amparar os autistas e suas famílias, também garantindo espaço na sociedade.

Este já é o segundo ano com evento voltado a esta temática. A psicóloga da Secretaria de Educação, Edielke Pessetti, é uma das profissionais a frente da iniciativa. “A proporção mundial é de cada 100 crianças, 1 é autista. É um número grande. Tendo isto em vista, é importante falar sobre o assunto, suas características e o que é, de fato”, diz. Ela ainda lembra que é no diagnóstico que reside um dos problemas do autismo, já que este deve ser feito por equipe multidisciplinar e com atenção a todas as características da criança.

Chopinzinho soma cerca de 20 casos diagnosticados, além de outros em avaliação. A Secretária de Educação, Édina Accorsi, destaca que “este trabalho é importante, até mesmo para aceitação dos familiares deste transtorno de comportamento, já que os autistas precisam conviver normalmente em sociedade”. Também, avalia que momentos como este, de palestra, ajuda a sensibilidade em trabalhar com estes casos.

A APAE foi um dos parceiros do evento. “Participamos destes momentos porque a demanda de autistas tem aumentado bastante, em todas as escolas, e alguns estão sendo encaminhados para a APAE. E devido a esta demanda, os professores nem sempre sabem se portar com alunos, diante destas dificuldades. Aqui estamos buscando mais informações”, conta a pedagoga da APAE, Emeliane Leopoldino.