Chopinzinho realiza aula inaugural do Projeto de Robótica Educacional

02/04/2019

Pensar no amanhã e também proporcionar educação diferenciada com qualidades as crianças de Chopinzinho. Nessa linha, a Administração Municipal realizou na manhã de segunda-feira (01), aula inaugural do projeto de Robótica Educacional. As oficinas são disponibilizadas semanalmente no Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silvério e também na Escola Angélica Dalla Costa Battistuz, na comunidade de São Francisco.

O primeiro passo das crianças é elaborar desenhos, para que assim tenham noção do modelo de robô que estão produzindo. Os trabalhos são divididos em três etapas, o básico e dois avançados. Segundo o professor da EdukaMaker, Henrique Alves Camargo, “o projeto foi dividido em módulos, o primeiro é criação de prototipagem na robótica. As crianças estão aprendendo como criar o seu robô, como inserir a eletrônica e programação para que ele saia andando, funcione como eles querem”.

O projeto envolve alunos do quarto e quinto ano da rede municipal de ensino, na comunidade de São Francisco também atende estudantes da rede estadual. “Os alunos vão trabalhar semanalmente a robótica em sala de aula. Teremos a exposição de todos esses trabalhos, no mês de novembro, durante a Exposição da Educação”, ressalta a Secretária de Educação, Édina Accorsi.

Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “desde o ano passado fizemos inúmeros investimentos na educação do município, em especial a reformulação do centro integral, trazendo oficinas atrativas e proporcionando integração maior com os alunos. As tendências de mercado, seja de trabalho ou das oportunidades que surgem, necessitam de pessoas que entendam da área de tecnologia. A robótica além de fazer esse contato com as crianças, abre oportunidade para elas desenvolverem a criatividade”.

Além de robótica, os alunos do Tempo Integral contam com outras oficinas. “Temos 260 crianças atendidas esse ano que estão divididas em 15 oficinas, desde língua portuguesa, matemática, até teatro, dança, língua estrangeira”, afirma a diretora do Centro Integral, Rafaela Morandi.