Público participa da Conferência Municipal da Saúde e elenca propostas para etapa estadual

01/04/2019

O município de Chopinzinho, através da Secretária de Saúde, realizou na tarde de sexta-feira (29), a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, tanto do setor público e do privado, o evento analisou as propostas elencadas durante as pré-conferências realizadas nas comunidades do interior e bairros do município. O evento aconteceu no Anfiteatro David Rogos Schmitz, oportunidade essa de aprovação de duas propostas que serão apresentadas na etapa estadual e també, eleição de delegados que vão representar o município.

“A conferência é um espaço democrático, onde temos representantes de vários segmentos da sociedade. Ela funciona em três eixos, o direito a saúde, consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), e financiamento do SUS”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Vilmarize Buffon.

Na mesma linha de reciocínio com o tema da conferência, a palestrante Marina Sidineia Ricardo Martins, destacou a importância de cada cidadão participar dos debates e defender os seus direitos, principalmente aqueles que são de responsabilidade do governo federal. Também explanou sobre leis e funcionamento do financiamento do SUS.

Atualmente Chopinzinho conta com uma das melhores infraestruturas de saúde na região. Resultado de investimentos e principalmente, preocupação e bem atender as pessoas. “A saúde do município é uma das prioridades da administração. Estamos investindo 28% do nosso orçamento em saúde, sendo que a legislação obriga apenas 15%. Mas isso é um bom investimento, porque estamos atendendo as pessoas, os chopinzinhenses”, ressalta o prefeito Álvaro Scolaro.

Para a Coordenadora da Conferência, Lídia Posso, “em relação as propostas, todas elas foram aprovadas, algumas em unanimidade, outras com ressalvas. Foram escolhidas as propostas para a estadual, seda a primeira - Financiamento com recursos federais para reabilitação da UTI de Chopinzinho. Na segunda posição – As especialidades em saúde sejam mantidas com recursos estadual e federal”.

Na oportunidade os participantes elegeram o delegado que vai representar Chopinzinho na etapa estadual. A agente de saúde, Marizete Rombaldi foi eleita para representar os usuários do sistema, a suplente escolhida foi Leonice Cruz.