Você está em >

Notícias

Vigilância em Saúde realiza ação de fiscalização em sistema de abastecimento de água

29/03/2019

O Departamento de Vigilância em Saúde realiza mensalmente coletas de água para análise da qualidade de água do Município. No momento, também estão sendo realizadas análises de controle de cloro. Os pontos de Coletas de água são determinados através de Plano Anual e são espalhados por toda a cidade.

A fiscalização ocorre nas SAA (Sistema de Abastecimento de Água), SAC (Sistema de Abastecimento Coletivo) e SAI (Sistema de Abastecimento Individual), sendo um número de 11 coletas mensais. Os parâmetros analisados são Escherichia Coli, Coliformes totais, turbidez, cor, ph, fluoreto, Cl livre, Cianotoxinas, sendo que estas análises são realizadas na 7º Regional, em Pato Branco.

Já as análises de cloro são algo recente. Conforme Sandra Silva Toigo, Diretora do Departamento de Vigilância, “Estas análises são essenciais para observar o nível de cloro utilizado no tratamento da água destinada a população. Esta ação tem a orientação da Sétima Regional de Pato Branco”. Também, a ação segue a Resolução Estadual 01/91, no artigo 4º e Art. 5 que destacam: estabelecer o teor de cloro livre mínimo em águas de abastecimento público em 0,5mg/litro e pH não superior a 7.6, com tempo de contato de 10 minutos.

As análises de cloro são realizadas em dias alternados e em partes estratégicas do município, sendo assistidos todos os bairros. As amostras de água são coletas dos cavaletes da Sanepar, sem necessariamente o proprietário estar na residência. Esta fiscalização tem por objetivo a comprovação documental da qualidade de água ofertada a população.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho