Administração Municipal inicia programa de fornecimento de tanques de expansão para produtores de leite

28/03/2019

E vem chegando por aí mais um programa de melhoria para o homem do campo, em especial, os produtores de leite. O “Programa de fornecimento de Tanques de Expansão” vai proporcionar 10 tanques de expansão (5 de 500 litros e 5 de 300 litros), em comodato, aos produtores.  A medida visa fortalecer a cadeia leiteira de Chopinzinho – que é a terceira maior do Sudoeste -, com um investimento de mais de R$ 50 mil de recursos próprios do Município.

O novo programa veio para atender uma demanda do setor, em especial aos pequenos produtores. “A atividade leiteira é extremamente importante para Chopinzinho, onde temos um volume grande de produtores e litros de leite mensais, que são industrializados em laticínios do município e região. Ainda, nós sabemos da dificuldade do dia a dia do produtor”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro.

Além da relevante para as famílias que trabalham e tem seu sustento com o leite, a atividade é importante para o comércio (com o dinheiro que circula localmente) e para o Município, como uma das principais fonte de renda e fomento da economia. Álvaro complementa dizendo que: “Entendemos que estes investimentos são extremamente necessários para incentivarmos e motivarmos os nossos produtores a permanecerem no campo, superando as dificuldades e recebam o equipamento como motivação para continuar se dedicando a atividade”.

A iniciativa veio para colaborar com a instrução normativa Nº 62 do Ministério da Agricultura, de 2011, e o Decreto Nº 5.741, de 2006, que tratam das exigências quanto aos produtores de leite, estabelecendo que o armazenamento do produto deve ser feito imediatamente após a ordenha, neste equipamentos, que são os tanques de expansão. Isto para abaixar rapidamente a temperatura e impedir a proliferação de bactérias, garantindo a qualidade.

A Administração Municipal, sabendo da dificuldade na produção de leite, em especial pela flutuação do valor do produto e insumos, em um mercado competitivo e exigente de qualidade e rentabilidade, criou o Programa. “Com isso, entendemos que os produtores serão cobrados, por parte dos órgãos de controle e laticínios, e nós sabemos que os pequenos produtores, da subsistência, tem dificuldade na hora do investimento em equipamentos”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti.

Além dos 10 tanques adquiridos com recursos próprios, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Assis do Couto, foram comprados outros 5 tanques, que serão destinados em comodato à CLAF. Vale ressaltar que o incentivo ao campo é contínuo. Este programa vem se juntar a vários em andamento, como o Porteira a Dentro, Balde Cheio, Mais Leite, Sanidade Animal e Assistência Técnica.