Vigilância em Saúde realiza ação em postos de combustível

28/03/2019

O Departamento de Vigilância em Saúde realizou, nesta última semana, ação de vigilância, vistoria e orientação em todos os postos de combustível do Município. Foram observados extintores, descarte correto de resíduos, realizado vistoria nas lojas de conveniência (onde foram observados produtos vencidos em área de venda) e a parte documental, como licença sanitária em dia. No total, oito postos de saúde receberam a ação.

Também, foi realizada uma conversa de orientação com os trabalhadores dos estabelecimentos, quanto à exposição ao benzeno. Foram repassados conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde, além de tomarem conhecimento dos sintomas e sinais de intoxicação ocupacional pelo produto. Para a Técnica de Segurança do Trabalho, Jonilene Araujo, por essa razão, “além do uso dos equipamentos de proteção individual, a conscientização, manutenção e prevenção são a chave para manter a segurança do posto e de seus frentistas. E aos proprietários dos postos é importantes preservar a saúde dos seus trabalhadores”. Ela ressalta que além de instruir seus funcionários e prover os equipamentos, estes também precisam fiscalizar seu uso no dia-a-dia para garantir que todos estão sob o padrão das normas de segurança.

Um dos principais perigos oferecidos aos frentistas é o contato com vapores e respingos dos combustíveis. “Nos ambientes de trabalho e com a própria rotina de trabalho ficam evidentes situações de exposição destes trabalhadores e a orientação é a única forma de esclarecer dúvidas e evitar problemas de saúde futuros a estes profissionais”, complementa a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Silva Toigo.