Clínica do Bebê inicia atividades odontológicas para crianças

26/03/2019

A partir de abril, volta a funcionar na Secretaria de Saúde a Clínica do Bebê, voltada para atendimentos odontológicos para crianças de 0 a 05 anos. O programa é educativo e preventivo, funcionando gratuitamente na Unidade de Saúde do Frei Vito.

Para quem se inscrever, as consultas acontecem a cada 3 meses para realização de todos os procedimentos que se façam necessários, como limpeza e flúor, visando a prevenção e crianças “cárie zero”. Com a iniciativa, há um condicionamento do comportamento: as crianças que vão com frequência ao dentista para fazer algo indolor (como as limpezas, escovação e aplicação de flúor) não terão medo de dentista. “Toda mãe quer uma criança cárie zero. Nos encontros, repassamos informações úteis simples e de fácil aprendizado, mas que quando empregadas desde cedo acabam sendo incorporadas mais facilmente no hábito do dia a dia”, explica a odontopediatra da Clínica do Bebê, Mônica Zanolla.

Para o início das atividades, é necessário que os pais ou responsáveis participem de uma reunião, onde são passados todos os pontos principais do crescimento e desenvolvimento infantil, logo após sendo agendada a primeira consulta. A primeira reunião está marcada para o dia 16 de abril, e os interessados já podem se inscrever. A reunião tem 1 hora de duração, e inicia às 13h30. O programa é aberto a qualquer criança de Chopinzinho, com até um ano de idade e só é necessário o cartão SUS. Os atendimentos são realizados as terças e quintas-feiras, durante todo o dia.

A Clínica do Bebê foi implementada em Chopinzinho em 1997, e agora será reativada. Foram mais de 1000 crianças atendidas no período de funcionamento.  Umas das ações será verificar a diferença de hoje com as crianças de 20 anos atrás, e também, ver o resultado da saúde bucal nos adolescentes que participaram quando bebês. O programa faz reuniões a cada dois meses (para que novos interessados possam se inscrever) e as crianças participam até os 5 anos de idade, quando passam a ser atendidas em suas UBS`s de referência.