CAPS leva pacientes para passeio em zoológico

22/03/2019

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Chopinzinho faz atendimento contínuo às pessoas com sofrimento ou transtorno mental. Com foco na socialização, anualmente são realizadas pequenas viagens. Nesta semana, foi a vez dos pacientes conhecerem o zoológico de Dois Vizinhos.

Participaram da ocasião 10 dos pacientes atendidos continuamente pelo CAPS, que foram acompanhados de três profissionais. “Eles trazem as demandas. Escolhemos este local porque eles gostam muito de animais, e alguns nunca tiveram esta oportunidade de conhecer um zoológico”, explica a terapeuta ocupacional do CAPS, Patrícia Cecílio. Durante o passeio, tiveram contatos com animais, verificaram cada placa e foi instigada a autonomia de escolher pequenas atividades do passeio, como o que comer, beber e utilizar.

Além do incentivo da Secretaria de Saúde para a viagem, o orçamento da viagem é complementado através do projeto “Transformando Sonhos” - que faz mensalmente a Feira do CAPS e que reverte o dinheiro arrecadado para estas atividades. “Temos a preocupação com autonomia e independência deles. Vemos mudanças, a partir destas ações, de já, por exemplo, saberem mexer com troco, ir ao mercado, comprar a própria roupa, e autonomia nas pequenas coisas do dia a dia”, ressalta a enfermeira do CAPS, Danieli Verdi.