Chopinzinho discute mobilidade urbana em Design Sprint

19/03/2019

Visando encontrar soluções para a mobilidade urbana de Chopinzinho, foi realizado o Design Sprint Workshop, na última segunda-feira (18), no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (ACEC), o qual a Administração Municipal foi parceira e a ACEC realizadora. O Design Sprint é um tipo de oficina que abrange uma metodologia mais lúdica, com o intuito de resolver problemas, encontrar soluções, conceituando e tangibilizando ideias em um curto espaço de tempo.

Dentro da temática da mobilidade urbana de Chopinzinho, o principal assunto em debate foi a adequação da Avenida XV de Novembro às novas tendências de mobilidade. “Hoje percebe-se que existe grandes dificuldades no município, na questão de estacionamento, deslocamento, áreas para ciclistas e área para pedestres”, aponta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Fernando Colla.

A remodelação da avenida é um projeto da Administração Municipal, que, através do Design Sprint, está buscando encontrar soluções para o modelo atual da mobilidade urbana do município. Segundo o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “no setor público, é muito difícil vermos Prefeituras que adotam essas técnicas que são utilizadas por empresas grandes, como a Google, que faz uso do Design Sprint para resolver e discutir problemas”.

O evento contou com a presença de profissionais que atuam no município, tais como: arquitetos, engenheiros, servidores públicos, empresários, pessoas portadoras de deficiência, com o intuito de ouvir os problemas que são enfrentados diariamente no modelo de mobilidade da cidade, proporcionando também a oportunidade de cada um apresentar o seu protótipo. A próxima fase irá consistir em analisar as principais problemáticas levantadas e verificar a possibilidade de implantação das soluções apresentadas pela comunidade.