Departamento de Cultura abre inscrições para três novas oficinas

12/03/2019

Sempre inovando, o Departamento de Cultura de Chopinzinho trouxe novidades para as oficinas deste ano. A partir de agora, estão abertas as inscrições para aulas de Viola Caipira, Violão e Acordeom, com 6 novas turmas. Outra mudança implantada é levar as oficinas para comunidades do interior – violão para o São Luis e Acordeom em São Francisco e Samambaial.

As vagas são limitadas. Viola caipira e acordeom são 10 vagas por turma, e de violão, 15. Podem se inscrever crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos. As inscrições devem ser feitas diretamente no Departamento de Cultura (que funciona anexo à Escola de Excelência), com os documentos pessoais e no caso do interior, com as lideranças de cada localidade. As atividades iniciam assim que fecharem as turmas.

“Estas oficinas são algo que vem sendo idealizado há algum tempo. Há um demanda por estes instrumentos, e nós nos baseamos por nossa região gostar bastante de música sertaneja raiz e gauchesca, nos quais estes instrumentos são bases para os estilos musicais”, explica a Diretora do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini. Já levar para as comunidade foi uma iniciativa para pluralizar o acesso às oficinas e por entender que as rotinas da zona rural são diferentes das da urbana.

Além disso, continuam acontecendo as oficinas de Ballet clássico, dança livre, dança tradicionalista gaúcha, coral infantil, coral municipal, fanfarra, teatro, violino e flauta doce. Estas já estão em funcionamento desde o início de fevereiro, já que haviam grupos formados do ano anterior. Algumas ainda têm vagas e as demais, trabalham com lista de espera.