Começa o ano letivo para os acadêmicos da UNATI de Chopinzinho

12/03/2019

Com as atividades iniciadas em agosto de 2017, a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) chega ao seu terceiro ano em Chopinzinho. Na segunda-feira, dia 11, teve início o ano letivo 2019, para os 59 alunos.

Segundo o Coordenador da UNATI Chopinzinho, Wanderley Hartman, “esse é o ano de formatura dos alunos, acontece no mês de outubro. São duas turmas que estamos trabalhando atualmente. A turma A com 31 alunos e a turma B com 28 alunos”.

As aulas acontecem em dois dias da semana, na Escola Municipal de Excelência. Sempre no período da tarde, o grupo se reúne na segunda e quinta-feira. Todos os professores que atuam no projeto passaram por curso específico para trabalhar com idosos.

“São poucos os municípios  na região que disponibilizam essa atividade a terceira idade. São várias oficinas ofertadas, além de intervenções dos acadêmicos da Unicentro, equipe da Secretaria da Educação e parceria importante com a Secretaria de Saúde”, destaca a Secretária de Educação, Édina Accorsi.

Durante o ano são desenvolvidas oficinas de esporte/educação física, artesanato, teatro, música, dança, psicomotricidade, matemática e português, além de palestras voltadas ao público-alvo. Todos os recursos aplicados na UNATI são provenientes da Administração Municipal.

A primeira aula contou com palestra sobre Autoestima e Valorização da Vida, conduzidas pelas Psicólogas da prefeitura de Chopinzinho, Edielke Maisa Pessetti e Karina Schiavini. “O autoconhecimento é importante em qualquer faixa etária. Hoje a gente traz esse tema com a proposta de pensar na qualidade de vida que eles têm. Quando falamos em autoconhecimento, identificamos o que gostamos, não gostamos, o que faz bem e não faz, pensando na qualidade de vida relacionada a saúde mental”, salienta Edielke.

Quem tem mais de 55 anos e gostaria de participar da UNATI, pode efetuar a inscrição na Escola Municipal de Excelência. As aulas para os novos acadêmicos são gratuitas e terá início no ano letivo de 2020.