Escola Nilo Peçanha lança projeto "Minha terra, minha vida, minha herança"

01/03/2019

Com a proposta de fomentar o envolvimento das crianças com os trabalhos dos pais no campo, foi lançado hoje (01) o projeto da Escola Municipal Rural Nilo Peçanha: “Minha terra, minha vida, minha herança”. São apoiadores da iniciativa a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Estiveram presentes na ocasião autoridades locais, pais, professores e alunos da instituição.

O projeto será desenvolvido por todo o ano de 2019. A Diretora da Escola, Fabiane Rossato, conta que o trabalho acontece direto nas propriedades. “No tempo integral da criança ela vai trabalhar sempre junto com os pais, produzindo algo na sua propriedade. O pai e a mãe vão auxiliar esta criança, com o objetivo de terem mais amor a terra e ao trabalho do homem da terra”, diz. O foco é a valorização do ambiente em que estão inseridos, se integrando às atividades desenvolvidas.

A Secretária de Educação, Édina Accorsi, lembra que a aproximação da família com a escola é fundamental, bem como com as propriedades onde vivem. Estão previstas visitas dos alunos a todas as propriedades e palestras com técnicos da Secretaria de Agricultura. No meio do ano, conforme o andar do projeto, será realizada uma feirinha.

As palestras e encontros trarão temas baseados nas próprias demandas apresentadas por cada família e aluno participante. O Secretário de Agricultura, Idevaldo Peretti, explica que serão realocados funcionários de acordo com a demanda, se for da área da agricultura, pecuária ou meio ambiente. “É um projeto inovador e que tem tudo para dar certo, uma vez que despertando a participação da criança em atividades do dia a dia da família, vai gerar mais amor e dedicação, compreensão dos pais e ajudar os pais”, diz. Vale lembrar que a Escola atende alunos de linha Aparecida, Estrela Gaúcha, Linha Baía e Nossa Senhora das Graças.

Quem também esteve presente no lançamento do projeto foi o Prefeito Álvaro Scolaro. “Este projeto vem justamente no momento em que nó precisamos fortalecer os vínculos da agricultura, das crianças com as atividades dos pais, e estimulá-los a participarem. Também, apresenta a possibilidade de fazer a sucessão familiar”, afirma. Um dos pais presentes, Francisco Neckel, morador da Linha Baía e pai de uma criança da 4ª série, fala que “é muito bom o projeto. Temos que incentivar a piazada, pra eles aprenderem a lidarem com os bichos e com a roça. Se não, vão todos para a cidade. Vai dar oportunidade, vai incentivar os agricultores”.